15 livros de liderança que você precisa conhecer agora!

  • Home
  • Liderança
  • 15 livros de liderança que você precisa conhecer agora!

Ser líder implica ter uma postura diferenciada diante dos liderados e das situações adversas que são comuns no dia a dia. Os livros de liderança são grandes aliados para enfrentar tais questões.

A literatura especializada é permeada por conhecimentos que vão além de ensinamentos para a carreira profissional, pois eles atingem a vida pessoal e, também, a social.

A liderança é um grande exercício de comunicação humana que visa o alcance de alguns objetivos específicos. E saber a diferença entre autoridade e poder, ser líder e ser chefe, é o primeiro passo para conquistar o que se deseja.

Pensando nisso, preparamos uma lista para ajudar profissionais que almejam se tornarem líderes de excelência para se atualizarem e manterem o seu foco. Acompanhe!

1. O Monge e o Executivo (James C. Hunter)

Este é um clássico dos livros de liderança. Tendo como personagem principal Leonard Hoffman, um empresário famoso que deixa de lado sua carreira para se tornar um monge, o autor ensina, de forma clara e aprazível, os princípios indispensáveis da Liderança Servidora preconizada pelo seu autor.

2. O Líder Sem Status (Robin Sharma)

Sharma, um dos mais requisitados especialistas em liderança do mundo inteiro, dá valiosas dicas de como ajudar a empresa em que se trabalha, independentemente do cargo que se ocupa.

O livro mostra que é possível desenvolver o máximo de seu potencial. Isso se aplica em qualquer nível de sua carreira ou de sua vida, transformando a si mesmo e o mundo ao seu redor.

3. Talent on Demand (Peter Cappelli)

Em Talent on Demand, Cappelli examina o problema da gestão de talentos por meio de uma nova perspectiva.

Com base no gerenciamento da cadeia de suprimentos de última geração e com vários exemplos de empresas, o autor apresenta novos princípios para garantir que sua organização tenha as habilidades necessárias quando precisar delas.

4. 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey)

Com uma linguagem contemporânea, de fácil entendimento e uma visão aguçada, Stephen Covey estimula seus leitores a melhorarem seu desempenho e alcançarem o sucesso por meio de mudanças de atitudes.

Para o autor, vencer ou fracassar depende da prática de 7 hábitos. Contendo os princípios fundamentais da eficácia do ser humano, o livro diferencia as pessoas felizes e bem-sucedidas das que, para alcançar o êxito, sacrificam seu equilíbrio interior e sua felicidade. São lições que poderão ser aplicadas tanto na vida profissional quanto na pessoal.

5. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Para tomar decisões acertadas é preciso equilíbrio. Goleman é um famoso psicólogo norte-americano que usou seus conhecimentos científicos sobre o cérebro e o comportamento humano para demonstrar a importância da inteligência emocional nos negócios e na vida.

O livro quebra vários tabus ao mostrar que inteligência tem muito mais a ver com emoção do que com o QI. Para o autor, inteligência emocional é a capacidade de autoconsciência, persistência, habilidade social, controle de impulsos e empatia.

6. A Quinta Disciplina (Peter Senge)

Senge sintetiza, neste livro, cinco disciplinas: modelos mentais, domínio pessoal, aprendizagem em equipe, visão compartilhada e pensamento sistêmico.

O autor mostra como a aplicação dos ensinamentos provenientes dessas disciplinas por grandes empresas trouxe resultados extraordináriospromovendo o que ele chama de organizações que aprendem.

7. O Gestor Eficaz (Peter F. Drucker)

O grande diferencial desse livro é sua demonstração de que a eficácia pode ser aprendida.

Ele é um clássico entre os livros de liderança e apresenta as três características marcantes do autor: praticidade, rigor intelectual e profundo conhecimento das tendências administrativas.

8. Liderança Baseada em Princípios (Stephen Covey)

Este livro traz uma nova forma de pensar sobre os problemas clássicos da vida moderna. Nele, o autor traz várias lições que auxiliam na aquisição de uma compreensão dos princípios essenciais de uma liderança eficaz.

Em suas páginas, o leitor encontrará não só ensinamentos para a área profissional, mas, também, para solucionar questões pessoais e familiares.

9. Pipeline de Liderança (Ram Charan, Setphen Drotter e James Noel)

Após a vasta experiência em grandes organizações, os autores compilaram nesse livro importantes informações para que empresas desenvolvam a liderança em seus colaboradores, independentemente dos cargos que ocupam.

Eles apresentam um modelo que permite a identificação de futuros líderes, a avaliação de suas competências, o planejamento de seu desenvolvimento e a visualização de resultados.

10. Presença (Peter Senge, Joseph Jaworski, C. O. Scharmer e Betty S. Flowers)

“Presença — Propósito Humano e o Campo do Futuro” é um livro que sintetiza conversas sobre vários temas, mantidas durante o período de um ano e meio entre seus autores.

Eles discorrem sobre experiências próprias e as de 150 cientistas e empreendedores das áreas dos negócios e social. Esforçando-se para explicar como se dão as mudanças profundas no âmbito coletivo.

Postulam sete capacidades e como essas capacidades conduzem a um nível mais profundo de aprendizado, que se torna a chave para promover benefícios em prol de tudo e de todos que nos cercam, incluindo as organizações e a comunidade em que vivemos.

11. Teoria U (C. Otto Scharmer)

Scharmer apresenta nesse livro um poderoso instrumento social de mudança. Ele busca em suas vivências a chave que ajudará líderes a enfrentar desafios em um contexto organizacional cada vez mais complexo e imprevisível.

Por meio do ‘Modelo U’ pode-se abrir a mente e trabalhar as emoções e as vontades para chegar a momentos de descoberta e compreensão. A teoria apresenta uma nova lente para enxergar a liderança e a gestão, observando as habilidades sociais com uma visão mais profunda.

12. Os Ciclos de Vida das Organizações (Ichak Adizes)

Adizes descreve o passo a passo para avaliar os pontos fortes de uma organização e como situá-la na curva do ciclo da vida. O autor apresenta os estágios de desenvolvimento, como os de organismos vivos.

Ensina métodos de prognósticos inovadores que ajudam na identificação e na prevenção de problemas futuros.

13. For People and For Profit (Kazuo Inamori)

Inamori é um empreendedor dinâmico e carismático que fundou uma pequena empresa de cerâmica chamada Kyocera e transformou-se em um dos maiores fabricantes mundiais de componentes cerâmicos e eletrônicos.

Neste livro, ele argumenta que as empresas bem-sucedidas devem expandir a sua preocupação para além dos seus lucros, empregados e interesses locais ou nacionais.

14. Zapp! O Poder da Energização (Byham Cox)

Nesta obra, que já alcançou mais de 1,5 milhão de leitores, o autor incentiva as pessoas para vencerem seus desafios e melhorarem sua produtividade e qualidade, aumentando a satisfação de seus clientes.

O hoje conhecido como empowerment é o instrumento utilizado para trazer a energia que trará o sucesso para qualquer empresa.

15. Liderança e a Nova Ciência (Margaret Wheatley)

Trabalhar e viver juntos em tempos tão caóticos não é tarefa fácil para ninguém. Esse livro traz elucidações sobre a nova ciência, mostrando como ela modifica radicalmente a compreensão que temos do mundo.

A autora oferece uma luz inovadora sobre os mais desafiadores paradoxos: estabilidade e mudança; autonomia e controle; estrutura e criatividade. Apresenta, ainda, uma visão diferente em relação à vida, à liderança e ao relacionamento entre as pessoas.

Para alguns, ser líder é um dom inato. Porém, alguns especialistas afirmam que é possível se tornar um líder eficaz por meio da dedicação, pois a liderança não é saber mandar e, sim, compartilhar e incentivar as pessoas para que elas possam dar o melhor de si.

Assim sendo, os livros de liderança são ótimas ferramentas para quem está determinado a exercer a função de líder, em qualquer âmbito de sua vida.

Gostou do post? Então, comece hoje mesmo a exercer a sua liderança e compartilhe-o com seus amigos e conhecidos nas redes sociais!

Deixe um comentário
Share This