Aprenda como ter uma equipe de alta performance na empresa

Uma equipe de alta performance pode ser definida como uma equipe engajada, que está sempre se atualizando e que gera resultados com excelência e qualidade. Os profissionais que compõem essa equipe são extremamente qualificados e proativos, além de muito comprometidos com a execução dos trabalhos e a criação de novas ideias.

Ser capaz de ter esse tipo de equipe gera inúmeros benefícios para a organização, entre eles o avanço na qualidade dos serviços, aumento na produtividade, diminuição da rotatividade e um clima organizacional agradável.

Fora os benefícios citados, a corporação torna-se mais competitiva no mercado e conquista a credibilidade de seus clientes e parceiros. Levando tudo isso em conta, separamos dicas valiosas para ter uma equipe de alta performance. Confira:

Recrute e selecione talentos

Investir em um processo de recrutamento e seleção de qualidade é primordial para ter uma equipe de alta performance. Isso se explica pelo fato de que, atraindo e escolhendo as pessoas certas e que tenham realmente perfil para a vaga ofertada, a adaptação se faz de maneira muito mais rápida e o índice de rotatividade cai.

Quando o colaborador nota que tem estabilidade e que sua equipe está bem estruturada, ele se sente seguro e mais engajado a realizar um trabalho de qualidade e com foco em resultados. Além disso, contratar profissionais competentes e que se encaixem na cultura da empresa gera um ganho considerável no capital intelectual.

É imprescindível cuidar para que os funcionários, além de resultados, também sejam fontes de boas ideias e, ao buscar indivíduos competentes para se unir ao quadro de pessoal, as chances disso acontecer multiplicam-se.

Treine e desenvolva os colaboradores

Treinar e desenvolver sua equipe constantemente é uma estratégia muito interessante para manter os profissionais engajados e atualizados no ambiente de trabalho. Quando um líder é capaz de observar os pontos fortes e os pontos de melhoria dos seus liderados, todos ganham. Afinal, será possível lapidar aquele talento para que ele atue com sua melhor parte.

Além disso, com o treinamento e desenvolvimento, é possível minimizar as chances de erros no momento da execução das tarefas. Os profissionais serão capazes de ter seus conhecimentos reciclados e expandidos, diminuindo as dúvidas e, consequentemente, aumentando a produtividade e a qualidade do que está sendo realizado.

Conheça bem sua equipe

O passo principal para ter uma equipe de alta performance é conhecê-la. Torna-se impossível desenvolver algo que esteja fora do conhecimento do gestor, pois dessa forma as chances de cometer erros e de criar estratégias que não se encaixem ao perfil da equipe são muito altas. 

Por isso, conheça seu pessoal, tenha a sensibilidade de compreender a magnitude de cada indivíduo que compõe o quadro de colaboradores. Tendo empatia, é possível colher frutos imensos e ser mais assertivo no momento de pôr em prática novas estratégias e inovações.

Ao saber as potencialidades de cada pessoa e como ela contribui para a equipe, é possível separar as tarefas de acordo com os conhecimentos de cada um. Assim, ninguém ficará sobrecarregado ou com falta de atividades.

Mantenha um time unido

Uma equipe, quando unida, é capaz de fazer com que qualquer tarefa se torne ponte para o sucesso. Busque não alimentar competições e rivalidades, todos devem se ver com as mesmas possibilidades de ascensão e devem ter em mente que o crescimento do grupo é sinônimo de crescimento individual.

No momento em que seu pessoal começar a trabalhar com o foco na satisfação de todos, o clima organizacional melhora, a motivação dos profissionais aumenta e os resultados são garantidos com maior excelência.

Ter colaboradores unidos faz com que a organização se torne mais competitiva no mercado, afinal, você terá talentos que vão atuar fortemente em prol da melhoria contínua e da colaboração mútua.

Crie uma visão para sua equipe

A rotina, muitas vezes, faz com que até os melhores profissionais deixem-se arrastar para a zona de conforto. Por isso, criar uma visão para a equipe é primordial. Questione: onde estamos? Onde queremos chegar? Em quanto tempo queremos chegar a tal objetivo? E, então, trace metas.

Ter uma visão alinhada, que seja fonte de estímulo para todos e que tenha prazo para ser alcançada e renovada é imprescindível. Dessa forma, você dá aos seus colaboradores um sentido de trabalho, ou seja, eles não sentem que estão atuando em vão, sabendo onde devem chegar e o que vão ganhar ao atingir esse objetivo.

Mas tome cuidado para não criar visões fantasiosas. Seja realista e tenha ciência de que sua equipe realmente será capaz de alcançá-la no prazo determinado, caso contrário, pode gerar frustração e desânimo geral.

Faça reuniões de análise

Mesmo quando sua equipe estiver se saindo bem, faça reuniões de análise. Receber e fornecer feedbacks é muito importante para o aprimoramento de cada um.

Analise sempre o trabalho que está sendo desempenhado, compartilhe e solicite novas ideias, veja onde pode melhorar e busque aprender com os erros cometidos. Tenha em mente que uma equipe de alta performance também erra, porém, a diferença é que as falhas tornam-se fontes de melhorias e não de constrangimentos e frustrações. 

Além disso, observe sempre as ações das corporações concorrentes, note se há alguma prática possível de incorporar ou se há algum procedimento que pode ser melhorado.

Note também como anda o mercado, quais são as novas necessidades dos clientes e atue com foco em inovação. Não se esqueça de que nada é tão bom que não possa melhorar.

Desafie o time

A zona de conforto, sem dúvidas, não combina com uma equipe de alta performance. Para desenvolver seu pessoal é imprescindível que desafios sejam lançados constantemente. Dessa forma, os profissionais vão se mostrar receptivos a novidades e criarão um perfil mais flexível.

Sair do lugar comum e injetar doses de desafios diários fará com que sua equipe cresça. Com isso, quando desafios externos surgirem, os colaboradores não encontrarão tanto trabalho para tomar decisões importantes e improvisar soluções rápidas de forma assertiva e menos impulsiva.

Trabalhe com foco na ética

Respeito, ética e confiança são ingredientes que não podem faltar em uma equipe de alta performance. É preciso que o gestor deixe claro que, por mais que a ascensão seja importante e a produtividade necessária, jamais deve ser conquistada por meio de atitudes que não sejam pautadas na ética.

Atrapalhar um colega de trabalho, sabotar resultados e quaisquer atos que não gerem feedbacks positivos devem ser banidos do cotidiano. A confiança é a chave para o sucesso de qualquer organização e, sobretudo, de qualquer indivíduo. Então deixe tudo bem claro e mostre aos seus profissionais que eles podem crescer e se desenvolver na corporação sem agir de forma antiética. 

Como vimos, para ter uma equipe de alta performance, o gestor precisa trabalhar com muita atenção, buscando melhoria contínua, fugindo da zona de conforto e agindo com ética e respeito.

Ao aplicar esses passos na prática, os benefícios tornam-se imensuráveis e as relações humanas se enriquecem bastante, afinal, todo mundo gostaria de atuar em uma empresa na qual é valorizado e respeitado.

E então? Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário
Share This