Capacitação de equipe: por que é preciso ser constante?

Aquele medo das empresas de investir na capacitação de equipe, pois tempo depois os profissionais poderiam deixar a organização não faz mais sentido atualmente, é totalmente ultrapassado.

Investir em treinamento e capacitação de equipe é uma forma de aumentar o capital intelectual e melhorar os produtos ou serviços que sua empresa oferece.

No artigo de hoje vamos mostrar porque a capacitação deve ser realizada de maneira constante. Confira!

Capacitação de equipe é um diferencial no mercado

Ter uma equipe bem capacitada contribui diretamente para o sucesso do negócio de diversas maneiras.

Em primeiro lugar, colaboradores preparados oferecem mais resultados, uma vez que um funcionário com domínio de seu trabalho pode oferecer um produto ou serviço muito melhor ao cliente.

A capacitação também interfere na motivação. Ao oferecer oportunidades de crescimento pessoal, a empresa que proporciona o desenvolvimento profissional passa a contar com colaboradores mais motivados e engajados.

Profissionais mais satisfeitos refletem nos resultados da empresa à medida que, por exemplo, diminui o índice de turnover, possibilita a promoção interna, prepara os funcionários para alcançarem as metas, entre outros.

É fato que uma empresa que investe na capacitação de seus colaboradores se destaca no mercado. Esse tipo de preocupação fortalece a imagem institucional atraindo mais investidores e talentos.

A valorização da empresa na visão do funcionário faz parte da construção de um bom employer branding, que constitui a reputação da empresa como um lugar bom para trabalhar e vem sendo uma importante estratégia para atrair e reter talentos.

Para se chegar a todos esses benefícios, é necessário uma cultura de capacitação, pois oferecer treinamentos uma vez por ano não é suficiente. Por isso, a seguir vamos falar como sua empresa pode realizar capacitação de equipe de forma constante.

A cada novo treinamento, novos conhecimentos

Quando se trata de capacitação, treinamento é um dos principais itens. Treinamentos são a base para sua equipe potencializar suas qualidades e passar a desenvolver melhor o trabalho de acordo com os objetivos da organização.

Podem ser treinamentos comportamentais como desenvolvimento de liderança e equipe, por exemplo, ou treinamentos técnicos, que desenvolvem habilidades mais específicas. Ambos são importantíssimos, pois asseguram a qualificação do bom profissional.

Capacitando os colaboradores, toda a equipe estará preparada para realizar um trabalho de qualidade.

Empresas especializadas em treinamentos podem ajudar

Um exemplo real de como a capacitação interfere nos resultados da organização, é o caso da fabricante de Autopeças Bosch. De 2008 a 2014, a empresa qualificou mais de 4 600 profissionais em 1 200 das suas 1 700 oficinas credenciadas.

Nesse período, as vendas nas oficinas com profissionais treinados cresceram 60% mais do que nas oficinas que não participaram do programa. Desde o início do programa, o índice de qualidade e atendimento aumentou em mais de 100%.

O treinamento foi realizado em parceria com uma empresa de capacitação e ocorreu em várias fases. Essa empresa não teria alcançado esses resultados nesse período de tempo se não fosse o trabalho contínuo de treinamento.

Feedbacks regulares melhoram o desempenho

Os feedbacks também fazem parte do desenvolvimento. Gestores que oferecem aos colaboradores devolutivas frequentes, pontuam os pontos fortes e pontos a melhorar e estão fazendo um excelente trabalho de mentoria.

Quando um colaborador sabe o que faz bem e o que precisa melhorar, além de ficar mais engajado, sabe o que precisa fazer para se desenvolver e sabe quais cursos, treinamentos ou capacitações precisa buscar.

Uma cultura de oferecer feedbacks facilita também o trabalho do gestor, que tem uma visão geral das habilidades que precisam ser desenvolvidas na equipe, podendo assim planejar um programa de capacitação mais eficaz.

Valorização gera motivação

Outra forma de capacitar sua equipe envolve incentivos e a valorização dos colaboradores.

Oferecer reconhecimento pode instigar que eles busquem o melhor de si e se sintam valorizados para crescerem mais ainda.

Em vez de focar somente nos erros, analise os pontos positivos e parabenize pelos bons resultados. Assim, você demonstra reconhecimento pelo trabalho e incentiva a realização das atividades com mais empenho, melhorando a produtividade.

Uma boa comunicação mantém a equipe unida

Além dos talentos trabalhando bem individualmente, é preciso fazer com que trabalhem bem em conjunto.

Todos tem um papel importante dentro da empresa e devem atuar em sincronismo, com sintonia entre si e alinhados aos objetivos da empresa.

É importante que você capacite sua equipe para trabalhar sempre unida, mostrando que um resultado positivo depende de todos. Para isso, crie formas de fazer a comunicação interna funcionar e busque sempre promover o diálogo.

Constância é o ponto principal

Como buscamos demonstrar ao longo do texto, investir na capacitação de equipe é essencial para qualquer empresa que busca crescer e alcançar ótimos resultados.

A capacitação é um processo que envolve várias práticas, para se obter efetividade, é necessário que a capacitação seja feita de maneira constante. Seja no dia a dia oferecendo feedbacks ou semestralmente com treinamentos, é importante sempre ter isso em foco.

Para finalizar, vale a reflexão:

No atual cenário econômico, as empresas não têm outra opção: é preciso preparar as pessoas para o crescimento dentro da organização. Isso significa contratar pessoas sem toda a qualificação ou experiência desejável e desenvolver esses talentos, proporcionar os conhecimentos necessários para o exercício do trabalho com competência.

Na mesma onda, cresce a necessidade de desenvolver carreiras internas, praticar mais o recrutamento interno, valorizando as pessoas que já estão na organização e estão habilitadas para crescerem.

Assim, a capacitação precisa ser constante para gerar melhoria contínua dos resultados empresariais. O aperfeiçoamento das equipes de trabalho é sempre fundamental, mas deve ser feito de maneira planejada e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.

Aproveite nossas dicas para rever a forma como sua empresa tem pensado e praticado a capacitação de equipe.

Se você gostou deste artigo sobre capacitação de equipe, siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as atualizações: estamos no Facebook, no Linkedin e no Instagram!

Deixe um comentário
Share This