Como engajar os funcionários? Confira 7 dicas!

Um bom gestor sabe como engajar os funcionários e a importância disso para o sucesso da organização. São eles que fazem um trabalho capaz de atingir os objetivos e transmitir os valores para os demais públicos de interesse, melhorando a imagem corporativa e agregando relevância à marca.

Por isso, é fundamental que os colaboradores estejam sempre motivados e sintam-se parte da empresa. Afinal, quando eles estão empenhados o bastante conseguem atuar na direção que o negócio almeja.

Por que engajar os funcionários é tão vantajoso?

Além de influenciar diretamente os resultados, o engajamento tem impacto na redução de custos da companhia e na forma que o empregado realiza seu trabalho.

Quando um indivíduo é dedicado e realmente se conecta com as atividades, cria um elo emocional com seu local de trabalho, deixando de executar funções apenas pelo salário no fim do mês. Ele passa a contribuir efetivamente com a performance da organização.

Com isso, o profissional pensa duas vezes antes de aceitar outra proposta de emprego, algo que evita despesas de desligamento e novas contratações.

Considere também que quanto maior o engajamento da pessoa, melhor será seu desempenho. Afinal de contas, quando temos um envolvimento afetivo com a corporação, esforçamo-nos para realizar as entregas mais perfeitas possíveis, pois vemos os ganhos do empreendimento como os nossos próprios ganhos.

Os principais responsáveis pelo engajamento

A empresa precisa adotar medidas que favoreçam o vínculo entre líderes e funcionários. Cabe a ela mostrar o quanto a atuação das equipes é essencial para o êxito do negócio e proporcionar um ambiente adequado para que as tarefas sejam cumpridas da melhor maneira possível.

A cultura organizacional deve estar orientada para estimular o engajamento e o orgulho de ser integrante do time, pois é a partir dela que os colaboradores se sentem acolhidos.

Além disso, o papel da liderança é de extremo destaque, já que ela tem a missão de guiar os indivíduos para as metas da companhia e valorizar suas ações.

Desta forma, separamos sete dicas que o ajudarão a manter os profissionais sempre engajados e assim obter resultados cada vez mais positivos.

1. Estabeleça o propósito do trabalho a ser realizado

Para que a pessoa possa fazer suas atividades com mais empenho, é importante que ela entenda seu propósito na empresa e a finalidade da sua produção.

Assim, é necessário que ela seja orientada sobre os objetivos da sua área para que fique claro como ela consegue impactar os ganhos da corporação.

Quando o funcionário assimila como seu serviço é fundamental, ele passa a ter um nível de comprometimento mais alto, concentrando-se para atingir resultados superiores. Ele compreende que o sucesso do empreendimento é um reflexo do seu próprio sucesso.

2. Defina responsabilidade e autonomia

O colaborador precisa sentir que tem liberdade para exercer seu trabalho e alcançar suas metas da forma que melhor se encaixe ao seu perfil profissional. Cabe à liderança reforçar a posição dele como autor de seu desenvolvimento e responsável pelas metas entregues.

Todas devem ser estimulados a trabalhar com liberdade para buscar soluções criativas em suas funções. Isso estimula o surgimento de novas ideias e contribui com um ambiente mais inovador.

Porém, é preciso que o funcionário atinja um nível de maturidade suficiente para desenvolver sua função livremente. Dessa forma, a empresa tem o papel de desenvolver pessoas capazes de exercer essa autonomia e assumir responsabilidades.

3. Tenha líderes preparados

Como já dissemos, o papel da liderança é crucial. Os gestores devem estar preparados para engajar os profissionais e guiá-los para alcançarem juntos as metas da companhia.

É primordial que os líderes sejam vistos como exemplos a serem seguidos. As pessoas devem confiar neles para apoia-los na hora de resolver problemas e esclarecer dúvidas.

Além disso, eles devem ser capazes de motivar seus subordinados, valorizando competências e conversando com o time constantemente. Precisam estabelecer uma relação de confiança com cada um e ser um ponto de apoio para a comunicação com a empresa, aceitando opiniões e dando feedbacks sempre que necessário.

4. Incentive o trabalho em equipe

O gestor deve incentivar os funcionários a agirem como um único time, sem competições entre eles. Mas lembre-se: essa não é uma obrigação apenas da liderança. A cultura da corporação deve estar orientada para isso, favorecendo a integração entre todos os envolvidos.

Também é fundamental ressaltar que o trabalho em equipe não pode ser praticado apenas em uma determinada área, e sim entre todos os departamentos.

Cada colaborador precisa se enxergar como parceiro de outro, captando que faz parte do mesmo time e segue em uma mesma direção.

5. Comunique-se com clareza

A comunicação é extremamente relevante para que todos assimilem a cultura e os objetivos da organização. É por meio dela que as mensagens necessárias para engajar os profissionais são enviadas.

Nesse contexto, o líder é uma peça indispensável, pois atua como um elo entre o empreendimento e o público interno, transmitindo informações, conhecimento e feedbacks.

Quando a comunicação é clara e assertiva, os indivíduos passam a saber mais sobre o que acontece na companhia e ficam empenhados, aumentando o sentimento de pertencimento.

6. Crie políticas de incentivo

Os funcionários se sentem mais engajados com políticas de incentivo capazes de motivá-los e de melhorar a percepção deles em relação à empresa.

Um ótimo incentivo é proporcionar um espaço para que os colaboradores possam expressar suas ideias. Um programa em que eles possam sugerir novas práticas e inovações na empresa, sendo reconhecidos por isso é uma boa opção. Além desse, programas de participação nos lucros, benefícios e convênios com estabelecimentos são alguns exemplos de estímulos que podem contribuir com o seu negócio.

Essas ações valorizam as pessoas, geram envolvimento e reduzem o turnover na organização.

7. Reconheça o trabalho do colaborador

Todos gostam de ter seu serviço reconhecido. Por isso, aprovar publicamente a performance de um profissional ou de uma área é uma ótima maneira de proporcionar mais engajamento.

Esse tipo de atitude pode ser realizada por meio dos canais de comunicação interna, ressaltando alguém que desempenhou sua função além do que era esperado, por exemplo. Porém, é essencial estar atento ao modo de se fazer essa notificação para evitar competições.

O líder também é vital nesse momento, sendo um dos principais responsáveis pelo reconhecimento do indivíduo.

Agora que você já sabe como engajar os funcionários da sua corporação, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar outros conteúdos relacionados à gestão de pessoas!

Blog Comments

Dicas importantíssimas para ter engajamento de forma sustentável.

Obrigada Keyla pelo comentário.

Excelentes dicas para melhorar o desempenho, satisfação e obter melhores resultados da equipe de trabalho👏👏👏

Obrigada Silvia! Que bom que você gostou.

Deixe um comentário
Share This