Como melhorar a produtividade da equipe?

Em toda área de atuação está sempre presente a seguinte pergunta: como melhorar a produtividade da equipe?

Para responder a isso, é preciso planejar e usar as ferramentas corretas, dando sentido e significado ao trabalho dos colaboradores que fazem parte do seu time, valorizando-os e mostrando que eles contribuem para o resultado do negócio.

É importante definir metas claras e estabelecer a autonomia necessária para o atingimento dos objetivos, valendo-se dos recursos disponíveis de forma eficiente para otimizar a qualidade dos resultados e entregas do time.

Quais as dicas de como melhorar a produtividade da equipe?

Descobrir como melhorar a produtividade das equipes é o ponto fundamental desta discussão. Mas, como fazer isso? Separamos algumas dicas para você. Acompanhe!

Ofereça educação e treinamento

A produtividade do pessoal depende em grande parte das habilidades dos funcionários e os treinamentos colaboram para ajudar o grupo a aumentar seu conhecimento para que todos estejam mais preparados para lidar com suas tarefas.

Oferecer educação e treinamento para as equipes de trabalho aumenta a capacidade de entendimento dos processos, e assim, contribui para que elas sejam cada vez mais capazes de resolver problemas.

Também contribui para que as pessoas busquem melhoria contínua, inovações e desenvolvam o seu potencial no ambiente de trabalho.

Fortaleça o coletivo e não o individual

Fortalecer o trabalho em grupo é fundamental para gerar cooperação, engajamento e comprometimento, o que é base para aumentar a produtividade.

As metas coletivas, sob a responsabilidade do grupo e não de apenas uma pessoa, funcionam como catalisadores para o comprometimento de todos com os resultados acordados.

O trabalho coletivo gera um aperfeiçoamento acelerado das habilidades das pessoas, que aprendem a usar a empresa como um grande laboratório para o desenvolvimento de suas potencialidades, em todos os níveis.

Delegue 100% para a equipe

Implante a cultura de que cada grupo é o dono da sua área. Delegue para a equipe com base na responsabilidade (metas) e autonomia (meios) definidas. Se delegar apenas 99%, querendo fazer ou controlar pela equipe e sem confiar, não é delegação!

Para aumentar a produtividade de qualquer time é importante criar metas. São elas que definem as responsabilidades da equipe e definem a direção que estas devem seguir, ajudando-as a fazer escolhas.

As metas também fornecem elementos que indicam se os grupos precisam mudar o curso de suas atividades ou se devem seguir em frente, auxiliando-os a focar no planejamento e execução de todos os tipos de objetivos organizacionais.

Além da responsabilidade, dar autonomia significa preparar as pessoas para que elas tenham liberdade e saibam atuar de forma adequada com os fatores de produção que interferem nos seus processos de trabalho.

Entender como devem atuar com os métodos de trabalho, com as máquinas, matéria prima, mão de obra, como fazer medições e que impactos o meio ambiente tem sobre o seu trabalho são pontos fundamentais para expandir a mente dos colaboradores, gerando maior aprofundamento sobre seu trabalho.

É fundamental envolver a equipe na construção de suas metas e na busca de melhores métodos, o que estimula a quebra de modelos mentais enraizados, oxigenando o pensamento de todos para verem o trabalho sob outro ponto de vista.

Tenha em mente que só existe desenvolvimento profissional a partir do momento que as pessoas são capazes de tomar decisões sobre o trabalho que realizam. Assumir riscos calculados faz parte do papel de gestores que atuam com equipes de alta performance.

Receba a prestação de contas dos resultados e dê feedbacks

Formalize um momento, de preferência mensal, para as equipes prestarem contas dos seus resultados e receberem o feedback por eles.

A ideia é entender como anda o desempenho da equipe para reconhecer os resultados positivos ou incentiva-la a melhorar. Esse diálogo honesto entre gestor e equipe fortalece a confiança, o respeito e o comprometimento, permitindo que a equipe se desenvolva mais rapidamente.

O feedback é uma grande oportunidade de desenvolvimento, de ajuda e estímulo para a melhoria de habilidades e competências.

Embarque informações relevantes na equipe

Embarque informação e conhecimento constantemente nas equipes para que elas aumentem a sua capacidade de entendimento sobre o seu trabalho e com isso sejam mais capazes de resolver problemas e buscar inovações, alcançando de forma mais rápida os seus resultados.

Além dos treinamentos e capacitações normalmente definidos, se faz necessário munir as equipes de informações e conhecimentos extras relevantes para desempenharem bem o seu trabalho. Resultados de pesquisas, novos produtos de concorrentes, novas tecnologias, trabalhos de referência de outros grupos, avaliação e aprendizagem com os erros, são alguns exemplos que podemos usar.

Quando há clareza sobre o que se espera das equipes é fácil definir as informações e conhecimentos necessários que devem sempre ser alimentados para buscar o melhor resultado.

Incentive a criatividade: ouça as pessoas

Crie junto com a equipe a cultura do “pode sempre ser melhor” como forma de buscar melhoria contínua.

A criatividade é inerente a espécie humana que não age por instinto e é capaz de encontrar novas soluções para os problemas existentes. Portanto, incentivar as ideias, ter abertura para que as pessoas deem sugestões e proponham inovações nos produtos e processos da empresa são maneiras de desenvolver os colaboradores, dando-lhes espaço para deixarem fluir seu potencial.

Se as pessoas se sentem pouco valorizadas, isso vai afetar seus níveis de motivação, o que também afeta sua eficiência e produtividade. Então, certifique-se de que ouve, dialoga e interage com sua equipe. Dê importância às ideias que são expostas, pois quem faz parte do processo tem muito a contribuir!

É importante criar o ambiente onde todos estejam abertos a colaborar e a aprender uns com os outros, aumentando o engajamento do time e melhorando a produtividade da empresa, a partir do ambiente aberto para fazer a escuta ativa de propostas de melhorias consistentes.

Aproveite ao máximo os recursos

Criar uma cultura de evitar todo e qualquer tipo de desperdício, seja ele de recursos, de tempo perdido, de tarefas fisicamente inviáveis, de perdas por refugo, retrabalho, movimentação indevida ou transporte inadequado, ajuda a melhorar a produtividade da empresa.

Estimule a sua equipe a pensar em diferentes formas para aproveitar melhor os recursos e garantir mais eficiência dos processos.

Uma boa dica é lembrar de começar evitando o desperdício de tempo, que é um recurso caro dentro das organizações.

Seja um líder empoderador e transforme sua equipe

Como líder, você precisa saber usar bem os seus recursos técnicos, gerenciais e humanos disponíveis para aproveitar melhor o potencial da sua equipe.

A liderança empoderadora é aquela capaz de impulsionar os funcionários a se desenvolverem integralmente nas suas diversas dimensões, explorando positivamente o seu potencial e reconhecendo claramente os seus avanços.

Saber usar ferramentas de gestão integradas ao desenvolvimento humano para engajar as pessoas nos resultados do negócio é fundamental para o líder empoderador, pois o seu grande desafio é saber como potencializar os resultados do negócio gerando a realização da sua equipe. Esta é a questão crítica que deve ser tratada de forma clara e coerente nas organizações.

Conte com a ajuda de uma empresa especializada para auxiliar você nesse começo.

Se você gostou deste post sobre como melhorar a produtividade da sua equipe, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você!

Blog Comments

[…] do que gestores, as organizações buscam líderes empoderadores que estimulem, motivem e inspirem as suas equipes, sempre com foco no cumprimento das estratégias […]

Liderança empoderadora! Resgata a dignidade humana no trabalho.

Deixe um comentário
Share This