Saiba como aplicar e-NPS corretamente na sua empresa

Você sabe que funcionários mais motivados e engajados geram mais resultados, não é mesmo? Uma forma eficiente de medir seu engajamento e satisfação com a empresa é utilizando e-NPS.

O e-NPS é uma adaptação do Net Promoter System — o NPS, uma ferramenta que foi criada nos anos 90 para mensurar a satisfação e fidelidade dos clientes de uma empresa.

No post de hoje, você vai entender o que é essa ferramenta e como aplicar e-NPS para potencializar seus resultados. Continue a leitura para entender melhor!

Como funciona o e-NPS

O e-NPS é uma ferramenta simples composta por duas questões. A pergunta principal — Quando, em uma escala de 0 a 10, você indicaria essa empresa como um local de trabalho para seus amigos? — revela um indicador quantitativo do nível de satisfação e engajamento do seu funcionário.

Ela indica o quanto seu colaborador está motivado para a realização das suas atividades. Também mostra o quanto o ambiente de trabalho está satisfazendo suas necessidades profissionais. Por fim, ela permite que você identifique o tipo de informação que os seus funcionários divulgam sobre a empresa para sua rede de contatos.

A segunda pergunta utilizada no e-NPS é um questionamento sobre o porquê da nota dada. Ela gera insumos para que você entenda quais variáveis estão interferindo na satisfação dos seus colaboradores. Por meio da análise das respostas dos seus funcionários, você pode identificar os aspectos do ambiente de trabalho que promovem motivação. Você também consegue perceber os pontos críticos que estão atrapalhando seu engajamento e criar meios de corrigi-los.

Apesar de poder modificar as perguntas de forma que se adeque melhor à realidade da sua empresa, fique atento quando fizer isso. Tente não modificar muito a ferramenta para não descaracterizá-la. Não transforme o e-NPS em outra ferramenta, pois isso pode comprometer seus resultados.

Como analisar os resultados

O resultado da aplicação do e-NPS classifica seus funcionários em promotores, neutros e detratores. A identificação dos perfis vai depender da resposta dada à primeira pergunta. Com isso você consegue identificar os funcionários — e os setores da sua empresa — que estão mais engajados e satisfeitos com o seu trabalho.

Os promotores são os colaboradores que responderam ao questionamento com notas 9 e 10. Eles são os seus funcionários mais produtivos e motivados. Eles costumam estar muito engajados em suas tarefas e metas. Além disso, mobilizam suas forças para resolver os problemas da empresa.

Funcionários que dão notas 7 ou 8 são classificados como neutros. Isso significa que eles estão trabalhando bem, mas ainda não estão dando o seu melhor. Apesar de gostarem de trabalhar na sua empresa, eles percebem alguns pontos que poderiam melhorar seu engajamento e produtividade.

Já os detratores são funcionários que dão notas entre 6 e 0. Eles não estão motivados ou satisfeitos com suas tarefas. Além disso, costumam ver mais pontos negativos do que positivos em seu trabalho, sendo os que têm maior probabilidade de deixar a sua empresa.

Como calcular os resultados do e-NPS

Para calcular o índice geral da sua empresa você deve calcular a porcentagem de funcionários classificados como promotores e detratores. Após esse cálculo, subtraia a porcentagem de promotores da de detratores. A partir disso você terá em mãos um índice de satisfação e engajamento geral.

Para entender melhor esse cálculo, imagine que, ao aplicar o e-NPS na sua empresa, 55% dos funcionários deram notas abaixo de 6 e 26% deram notas 9 ou 10. Portanto, ao subtrair 26 de 55, você terá um resultado geral de -29. Isso significa que a maioria dos seus funcionários são detratores.

Da mesma forma, se na sua empresa 58% dos funcionários são promotores e 32% são detratores, o seu índice geral será de 26. Isso quer dizer que a maioria da sua empresa é promotora. Porém 26 ainda é um resultado baixo quando falamos em e-NPS. 

Você pode criar índices separados para cada um dos setores por meio do mesmo cálculo. Isso vai te dar uma ideia de quais setores estão mais motivados e as variáveis envolvidas nesse resultado. Com isso, você pode reproduzir as práticas que geram resultados positivos para toda a empresa.

Um índice negativo indica que a maioria dos seus funcionários são detratores. Isso significa que você possui sérios problemas no ambiente de trabalho da sua empresa. Identifique o que está levando à insatisfação dos seus funcionários e crie planos de ações para melhorar esses índices.

Já um indicador positivo indica que a maioria dos seus funcionários são promotores. Porém, isso não significa que você não precise fazer intervenções. Quanto mais alto seu índice, mais engajados, satisfeitos e produtivos são seus funcionários. Por isso, crie meios de melhorar a motivação de setores e funcionários que não estão tão engajados quanto poderiam.

Conheça os benefícios da aplicação do e-NPS

Ao aplicar e-NPS na sua empresa, você cria formas de aumentar a produtividade dos seus funcionários. Isso porque você cria mais consciência das variáveis que estão interferindo na satisfação dos seus funcionários.

Dessa forma, além de entender os pontos críticos da sua empresa, você pode criar planos para modificá-los. E quanto mais satisfeitos com o ambiente de trabalho, mais produtivos seus funcionários são.

Além disso, você aumenta a satisfação dos seus clientes. Funcionários mais engajados trabalham mais e melhor. Dessa forma, oferecem melhores produtos e serviços para seu cliente, melhorando a experiência do consumidor com a sua empresa. Isso melhora os seus resultados de forma geral.

Por fim, por ser uma ferramenta de fácil aplicação, o e-NPS permite melhor acompanhamento dos resultados das suas ações. Isso porque ele pode ser aplicado com uma frequência maior do que os questionários tradicionais. Além disso, ele gera indicadores quantitativos que facilitam a visualização dos resultados por toda a empresa, mostrando-se uma ferramenta transparente para todos os níveis de funcionários.

Com essas informações, você está pronto para aplicar e-NPS na sua empresa e potencializar seus resultados. E para complementar o acompanhamento dos seus funcionários, entenda a importância de uma avaliação de desempenho na sua empresa.

Deixe um comentário
Share This