Aprenda como motivar sua equipe com o Team Building

Você sabe o que motiva os seus colaboradores? Entende qual a melhor forma de criar equipes de alto rendimento e que gerem resultados significativos? Se não, você precisa ler este artigo! Nele você vai entender o que significa Team Building e como utilizar essa técnica para impulsionar as suas equipes e potencializar os seus lucros!

O que é e como surgiu o Team Building?

Team Building é uma ferramenta de construção e desenvolvimento de trabalhadores focada em melhorar o trabalho em equipe. Ou seja, é uma forma de intervenção em grupos de trabalho que tem como objetivo principal desenvolver o espírito de equipe e a interação entre os membros desse time.

Essa técnica surgiu em meados da década de 1920, após um estudo realizado por George Mayer em uma fábrica. Com a sua pesquisa, Mayer concluiu que o nível de produtividade dos trabalhadores está mais relacionado às suas relações sociais do que às suas capacidades técnicas ou físicas.

Esse pesquisador percebeu, também, que o comportamento individual dos colaboradores de uma empresa se apoia no comportamento dos grupos que esses indivíduos fazem parte. Isso significa que o tempo e os recursos que as empresas estavam investindo na contratação de profissionais muito capacitados ou na promoção de treinamentos poderiam não estar gerando os resultados esperados.

Ou seja, ao ignorar comportamentos e sentimentos relacionados ao trabalho e priorizar as capacidades técnicas dos seus colaboradores, as empresas podem estar perdendo uma grande chance de alavancar os seus resultados. Entenda agora como funciona o Team Building e como essa mudança de paradigma pode trazer benefícios para a sua organização.

Quais os objetivos e como funciona o Team Building?

Toda empresa é formada por diversos grupos de trabalho — sejam eles formais ou informais. Sua empresa possui departamentos com líderes e colaboradores que precisam trabalhar juntos para gerar os resultados esperados. Além disso, podem existir projetos que unem colaboradores de diversas áreas em torno de um objetivo comum.

Porém, grupos de trabalho podem ou não ser considerados como uma equipe. Para realmente ter resultados significativos, é importante que o grupo seja formado por colaboradores engajados com as suas tarefas e em sinergia com o grupo. Além disso, é importante que a responsabilidade seja compartilhada e que exista interação e cooperação entre os membros.

É exatamente aí que entra o Team Building. Ele vem com o objetivo de promover o espírito de equipe em grupos de trabalho e, com isso, potencializar seus resultados. Para isso, é necessário realizar atividades e treinamentos com foco no compartilhamento de experiências e na interação entre os colaboradores da sua empresa. Esse tipo de atividade estreita os laços entre os membros da equipe, tornando-os mais alinhados e unidos.

Para atingir os resultados esperados é importante seguir algumas etapas, uma vez que o Team Building não tem a intenção de ser uma atividade lúdica. Apesar de propor ações leves e descontraídas, todas devem estar alinhadas à cultura e aos objetivos gerais da empresa, assim como às necessidades do grupo.

Como aplicar o Team Building?

Para aplicar o Team Building de forma adequada, é necessário não só um amplo planejamento, como também um conhecimento profundo da realidade de trabalho da organização. Entenda agora como implementar essa técnica na sua empresa.

Entenda a realidade da equipe

O primeiro ponto que merece atenção na hora de implementar o Team Building é um entendimento profundo de quais são os seus objetivos com o processo. Portanto, é essencial realizar um diagnóstico das necessidades da sua equipe para planejar suas ações da melhor forma possível.

Busque identificar quais são as principais dores e necessidades da sua equipe. Entenda seus pontos fortes e fracos, assim como competências que precisam ser desenvolvidas. Descubra também quais são os principais problemas enfrentados e dificuldades.

Planeje suas ações

Com a identificação dos principais obstáculos que impedem que o seu grupo de trabalho se comporte como uma equipe e com a definição dos seus objetivos, é hora de começar a planejar o processo. O ideal é que o Team Building seja realizado fora do ambiente de trabalho da sua empresa, em um espaço amplo. Considere inclusive realizá-lo ao ar livre para possibilitar maior liberdade de movimentação.

Defina as atividades que devem ser propostas aos seus colaboradores. Você pode iniciar com uma dinâmica quebra-gelo, permitindo maior interação entre os seus colaboradores. Além disso, você pode utilizar atividades de fortalecimento de grupo, reforço do espírito de equipe, autoconhecimento, resolução de problemas e relaxamento.

Comunique e execute

É importante que os seus colaboradores entendam qual o objetivo de cada uma das atividades, assim como do Team Building como um todo. Portanto, antes de partir para a ação, explique com clareza seus principais objetivos.

Com uma comunicação clara e o entendimento dos colaboradores, é hora de colocar o seu planejamento em prática. Portanto, execute o seu plano de forma coerente com o que foi discutido e proposto anteriormente. Não se esqueça de prestar atenção aos feedbacks verbais e não verbais emitidos pelos participantes.

Avalie os resultados

O Team Building é um processo contínuo que demanda mudanças culturais na sua empresa. De nada adianta realizar o processo sem avaliação dos seus resultados ou sem de fato implementar algumas melhorias no ambiente de trabalho da empresa.

Portanto, avalie os resultados a curto, médio e longo prazo acompanhando de perto a equipe. Implemente sugestões coletadas durante o processo e utilize esses resultados para a criação de relatórios e planos de ação para a sua empresa.

Quais os impactos do Team Building na motivação da equipe?

O Team Building gera diversos resultados positivos para a sua empresa, impactando principalmente a motivação dos seus colaboradores com o próprio trabalho. Ele cria um sentimento de pertencimento ao grupo entre cada um dos membros daquela equipe.

Além disso, esse processo faz com que cada um entenda o seu papel dentro do grupo e o impacto das suas ações no trabalho dos colegas. Os membros do grupo se tornam mais alinhados e em sinergia, o que facilita o engajando nas metas e objetivos em comum.

O Team Building também ajuda na solução de problemas e na superação de obstáculos dentro da equipe, proporcionando um momento no qual todos trabalham em cooperação para encontrar soluções. Tudo isso faz com que os colaboradores se engajem mais no trabalho em equipe e se motivem para realizar as suas tarefas da melhor forma possível.

O aumento da motivação melhora a qualidade dos resultados e torna os seus colaboradores mais produtivos. Com isso, o grupo se transforma em uma equipe de trabalho eficiente e produtiva, causando impactos na sua empresa como um todo. Portanto, investir no Team Building é essencial para motivar a sua equipe de maneira eficiente.

Deixe abaixo o seu comentário ou sugestão sobre este artigo. Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e explicar mais sobre como o Team Building pode ajudar o seu negócio!

Deixe um comentário
Share This