Atendimento ao cliente faz parte do core business sim!

O que você faz de melhor? Qual é o diferencial da sua empresa? Você valoriza a experiência do cliente no seu negócio? Quando falamos em diferencial de mercado, você provavelmente pensou em um produto ou serviço da sua empresa. Porém, o atendimento ao cliente pode se tornar o principal ponto de vantagem competitiva do seu negócio.

Neste artigo você vai entender o conceito de core business e como faz com que o atendimento ao cliente seja o foco do seu negócio, aumentando o seu crescimento e sua lucratividade!

O que é core business

O core business da sua empresa é, basicamente, o que você faz de melhor, a sua principal atratividade. Ele é o principal elemento que gera um diferencial para a marca perante os concorrentes e a inovação que você levou para o mercado e de onde vem a sua principal lucratividade.

Não são todas as empresas que entendem com profundidade qual o seu core business e, com isso, acabam investindo recursos e tempo de maneira desordenada, o que gera pouco retorno efetivo para o negócio. Além disso, é exatamente no core business que estão as principais oportunidades de crescimento e sucesso do empreendimento.

Dessa forma, entender o seu core business é essencial para focar os seus esforços no que realmente traz resultados. É ele que cria uma identidade organizacional, embasando o seu planejamento estratégico e permitindo alinhamento dos colaboradores em direção a um mesmo objetivo.

Porém, para isso é necessário aplicar algumas metodologias com o objetivo de descobrir qual é o core business da sua empresa. Entenda agora como isso funciona!

Como identificar o core business da sua empresa

Para descobrir o core business da sua organização é importante realizar um diagnóstico do seu ambiente interno e externo. Comece se perguntando de onde vem a maior parte do seu lucro. Também se questione sobre os produtos e serviços mais vendidos e procurados, assim como o perfil de clientes da sua empresa.

É importante também buscar os pontos que diferenciam o seu negócio dos concorrentes, o que faz com que os clientes procurem a sua empresa e não outra. Analise o mercado e identifique oportunidades não exploradas, assim como competências que diferenciam os seus colaboradores.

Desse modo, você consegue identificar o que você faz de melhor, o foco do seu negócio — ou seja, o seu core business. Provavelmente você vai identificar um (ou mais de um) produto ou serviço como core business. Porém, a forma como você atende os seus clientes, assim como a experiência de compra que os consumidores têm dentro da sua empresa pode se tornar um importante diferencial para o seu negócio, passando a fazer parte do seu core business. Entenda agora o porquê.

Qual a importância do atendimento ao cliente

Você provavelmente já entrou em uma loja e foi tão mal atendido que prometeu nunca mais voltar, independente da qualidade dos produtos oferecidos. De maneira contrária, você também pode já ter passado por uma experiência tão boa que nem ao menos se importou em pagar um pouco a mais pelo mesmo serviço. Isso também acontece com os seus clientes.

É por isso que o atendimento ao cliente é tão importante. Ele pode ser um diferencial competitivo que lhe coloca em vantagem quando comparado aos seus concorrentes. É por meio dele que você ganha a confiança dos consumidores, atende às suas necessidades de maneira eficiente e atrai e fideliza clientes à sua empresa.

Portanto, não adianta investir em um produto ou serviço sem pensar na experiência que o cliente terá com a sua marca. Utilizar uma linguagem adequada, entender os seus problemas e solucioná-los da melhor forma possível é essencial para garantir o crescimento e sucesso da sua empresa a longo prazo.

Dessa forma, levar a experiência do cliente para o seu core business pode ser uma estratégia extremamente importante para aumentar a sua lucratividade e melhorar o desempenho da sua empresa. Entenda agora como traçar estratégias para ter o atendimento ao cliente como core business na sua empresa.

Como levar o atendimento ao cliente para o core business da empresa

Treine a sua equipe

É essencial que todos os seus colaboradores estejam capacitados para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Não foque apenas em treinamentos técnicos mas também em competências comportamentais. Você pode buscar técnicas de negociação e empatia, por exemplo.

Além disso, é essencial que os seus vendedores ou outros funcionários que têm contato direto com o cliente saibam tudo sobre os seus serviços e produtos. Isso porque eles precisam estar prontos para sanar todas as dúvidas com confiança e oferecer as melhores soluções para cada um dos seus consumidores.

Cultive o relacionamento

O relacionamento com o cliente não se limita apenas ao momento da compra. É importante cultivar uma relação antes e depois, para atrair cada vez mais clientes e fidelizar aqueles que já passaram pelo seu negócio.

Portanto, invista em marketing. Faça pesquisas sobre a melhor forma de chegar aos seus consumidores para que eles conheçam a sua marca. Também realize ações de pós-venda para verificar a satisfação do cliente com o produto ou serviço adquirido e sanar dúvidas.  

Alinhe toda a empresa em torno do cliente

O primeiro ponto essencial para desenvolver o core business da sua empresa é alinhar todos os seus colaboradores, assim como as suas tarefas, em torno dele. Portanto, para que o atendimento ao cliente faça parte do core business da sua organização, é essencial que toda a empresa esteja alinhada e disposta a oferecer a melhor experiência para os seus consumidores — inclusive aqueles setores que não se relacionam diretamente com o cliente.

Assim, todos os seus colaboradores devem entender o seu papel na experiência do cliente e se engajar para realizar suas tarefas da melhor forma possível. Além disso, todos os processos da sua empresa devem gerar resultados nesse sentido. Portanto, analise um por um, assim como o principal objetivo de cada processo. Elimine aqueles que não geram resultados efetivos e invista nos que melhoram a experiência do cliente na sua empresa.

Conheça o cliente

Para oferecer um bom atendimento, é essencial entender as principais necessidades e problemas do seu cliente. Você precisa entender os seus objetivos e a linguagem que deve ser utilizada. Para isso, é importante conhecer com profundidade o perfil do seu público.

Portanto, realize pesquisas e busque entender quem são essas pessoas e qual a melhor forma de atendê-las. Pedir feedback para os consumidores também é uma ótima maneira de entender como melhorar cada vez mais a experiência do cliente na sua empresa.

Portanto, comece hoje mesmo a investir para que o atendimento ao cliente passe a fazer parte do seu core business. Dessa forma, você garante mais consumidores para o seu negócio e crescimento a longo prazo. Além de aumentar a sua lucratividade e criar um diferencial de mercado para a sua marca.

Se você gostou deste post e quer receber mais informações sobre como melhorar cada vez mais a sua empresa, assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário
Share This