Entenda como a ferramenta 5S e a integração de times geram melhores resultados

  • Home
  • RH Estratégico
  • Entenda como a ferramenta 5S e a integração de times geram melhores resultados

Após ser devastado pela guerra, o Japão teve grandes pensadores que idealizaram ferramentas de gestão muito interessantes para fazer seus produtos e serviços se tornarem competitivos no mercado internacional. Uma delas foi a chamada de 5S, que faz referência a 5 palavras em japonês cuja primeira letra é o S.

Essa ferramenta é extremamente interessante para criar o espírito de grupo, gerar disciplina no ambiente corporativo e regrar as atividades de forma ordenada. Com isso, ocorre um aumento na produtividade, no direcionamento dos colaboradores, na qualidade do produto e também no aprimoramento do ambiente de trabalho. 

Como as equipes ficam mais integradas, as falhas diminuem e os resultados são multiplicados. Pensando na importância desse método, vamos explicitar nesse artigo sua definição e os demais motivos que o tornam indispensável na busca por um negócio mais competitivo. Ficou curioso? Então continue lendo!

O que é a ferramenta 5S?

A ferramenta 5S foi confeccionada para aprimorar os processos realizados dentro de uma organização e toná-los mais simples, ordenados e diretos. Como foi dito acima, “5S” faz referência a 5 termos em japonês que iniciam com S. Seus nomes e respectivos significados são os seguintes:

  • Seiri: senso de organização, com o fim de separar o que é útil do que é inútil;
  • Seiton: senso de arrumação, significa colocar cada coisa em seu lugar para pronto uso;
  • Seiso: senso de limpeza, com o intuito de deixar as coisas tão limpas a ponto de ser possível ver os defeitos como vazamentos em máquinas, por exemplo;
  • Seiketsu: senso de padronização, com o objetivo de fazer a gestão visual para manter o estado de conservação e aumentar a produtividade;
  • Shitsuke: senso de autodisciplina, com o objetivo de repetir, repetir, repetir todos os outros 5S.

Tendo em vista as traduções, podemos deduzir o motivo de ser uma ferramenta tão eficaz. Ela é contra a procrastinação e tem o objetivo de que tudo seja feito da maneira mais minuciosa possível para que se mantenha a qualidade.

Além disso, é uma ferramenta que faz com que os processos sejam realizados de forma calma, com pouco campo para erros e confusões.

A ferramenta 5S consiste em gerar um padrão capaz de ser competitivo em qualquer esfera do mercado, porque é tão simples e eficaz que gera resultados rápidos e sempre positivos.

Além disso, essa metodologia gera credibilidade tanto para o público interno, quanto para o externo, pois garante resultados sem atrasos, transparentes e com qualidade. É tão eficaz, que funciona em todos os tipos de ambientes. Por isso, apostar nessa ferramenta, significa, investir no sucesso do negócio e na ampliação dos retornos positivos.

Dessa forma, a empresa se torna referência de eficiência no mercado, assim como aconteceu com a Toyota que, até os dias atuais, é uma marca extremamente conceituada e lembrada por todos.

Qual a importância de integrar equipes e usar a ferramenta 5S?

Em decorrência das infinitas informações, tarefas e demandas que são propostas a cada dia, é muito fácil perder o controle do que está acontecendo dentro da organização.

Isso acaba fazendo com que os gestores só tomem conta do problema no momento de uma crise e, muitas vezes, nesses casos, não há mais tempo de tomar ações para contornar a situação.

Além disso, ter um time pouco integrado gera conflitos, moral baixo (clima organizacional ruim), perda de identidade corporativa e prejuízos financeiros. Afinal, com tamanha insatisfação, é possível que o índice de rotatividade aumente, sem contar o absenteísmo e os afastamentos que ocorrem em detrimento da falta de engajamento no trabalho.

Para que esses problemas não ocorram, é indispensável integrar as equipes e a utilização da ferramenta 5S pode ser uma boa alternativa. Por ser uma técnica bem simples de ser aplicada no cotidiano da empresa e gerar um espírito de coletividade, uma vez que todos necessitam se ajudar para manter o padrão da área, os 5S direcionam os colaboradores de forma prática e direta, sem abertura para dúbias interpretações ou confusões. 

Como isso ajuda a empresa a atingir suas metas?

O trabalho com os 5S é o primeiro passo para alcançar as metas da organização, uma vez que integra e disciplina as pessoas a cumprirem os padrões definidos. 

O engajamento, alinhamento e organização são resultados naturais que nascem a partir dos 5Ss.

Como vimos, a ferramenta 5S é extremamente benéfica ao ambiente corporativo. Inclusive, é um método que pode ser incorporado até mesmo à vida pessoal de cada indivíduo.

Uma dica interessante, é entrar em contato com uma empresa de consultoria para que ela auxilie na implementação dos 5S no dia a dia da organização.

E então, gostou do nosso artigo? Que tal buscar orientações para aplicar os 5S agora mesmo em sua empresa? Entre em contato conosco e confira!

Deixe um comentário
Share This