Novos desafios, novas competências. Como se atualizar no mercado de trabalho?

Se atualizar no mercado de trabalho atual é indispensável para ser capaz de manter uma carreira firme e reconhecida. Novos desafios surgem a todo momento e o profissional contemporâneo se vê incumbido da tarefa de adquirir novas competências e ampliar cada vez mais seu capital intelectual.

Essa característica é interessante não só para o indivíduo conseguir se sair bem diante da grande competitividade existente, mas é valiosa para o próprio crescimento individual. O conhecimento é um bem que não se perde e quanto mais lapidado for, mais flexibilidade e sabedoria proporciona.

Pensando nisso, separamos dicas incríveis capazes de explicitar formas de se atualizar no mercado de trabalho, ampliar a bagagem do saber e se tornar um talento almejado por qualquer organização. E então? Ficou empolgado para aprender? Siga a leitura do post e confira:

Mantenha a leitura em dia

Ironicamente, dentro da era digital na qual o conhecimento está na palma das mãos e as plataformas virtuais disponibilizam incontáveis PDFs, estamos perdendo o hábito da leitura. Isso é muito danoso ao nosso desenvolvimento intelectual, pois, além de abranger nosso conhecimento, a leitura nos ajuda a melhorar a escrita e amplia nosso vocabulário, ou seja, aprendemos a nos comunicar melhor.

É indispensável ao profissional que deseja se atualizar no mercado de trabalho ter o hábito da leitura. Existe uma gama imensa de livros sobre liderança, autoconhecimento, questões práticas da rotina empresarial, entre outros temas de suma importância para abranger as habilidades cotidianas.

Outro benefício dos livros é que eles não são muito caros, existem sebos virtuais que oferecem livros por preços bem baixos, além das bibliotecas que os disponibilizam gratuitamente para empréstimo e dos arquivos disponíveis na internet para leitura tanto online, quanto offline. Como podemos ver, não há desculpas para não ter acesso a leitura.

Agora, se você for do tipo de pessoa que não tem o hábito de ler e que sempre cai na procrastinação, uma sugestão é colocar metas diárias, semanais ou mensais. Por exemplo, você pode se determinar a ler um capítulo por dia ou separar uma hora diária para ler. Pode também buscar ler um livro por mês e até mesmo atribuir dias da semana nos quais vai ler, por exemplo, você lê apenas nos dias pares ou ímpares e assim por diante.

É interessante ser comprometido com seu planejamento. Seja realista e busque a combinação que melhor se adeque ao seu perfil. Com o passar do tempo, a leitura vai se tornar algo natural e você não vai precisar de tanta disciplina para conseguir manter a rotina. Você verá que esse hábito gera ótimos frutos, amplia sua visão de mundo e ainda é fonte de prazer.

Desenvolva inteligência emocional

Ter equilíbrio emocional é um grande diferencial nessa era de tamanha ansiedade e pressa. Para desenvolver essa habilidade, é recomendável buscar práticas como: meditação, yoga, terapia e coaching. Os dois primeiros auxiliam em um contato mais direto entre mente e corpo e ajudam a compreender onde está empregada maior tensão e como funciona a dinâmica dos pensamentos.

Já os dois últimos, são interessantes respectivamente, para: sanar questões mais profundas relacionadas ao passado e definir objetivos em alguma área da vida. 

Assista a palestras e vá a congressos e seminários

Estar presente em eventos que geram interação com outros profissionais e organizações é uma grande oportunidade de ampliar seu networking. Por isso, compareça ao maior número de congressos e seminários que conseguir, desde que sejam relevantes. Dessa forma, você será visto e poderá conhecer possíveis parceiros, aprimorando sua rede de contatos.

Além disso, existem inúmeras palestras sendo ministradas, tanto em plataformas virtuais, quanto em eventos presenciais.

Invista em qualificação

Chegamos a um ponto crucial: o investimento! Investir em qualificação é primordial. Portanto, busque realizar cursos que agregue valor a sua área de atuação e ao seu perfil profissional.

Esteja atento às qualificações que estão sendo valorizadas pelo mercado, tais como pós-graduação e MBA. Além disso, procure cursos capazes de aprimorar e expandir as habilidades que você já tem, de forma a torna-lo um especialista no assunto. 

Com isso, você se torna um profissional desejado por todas as corporações e passa a ser reconhecido por sua capacidade de inovação e ampliação do conhecimento.

Seja aberto a novos aprendizados

Esse é o último tópico, porém é o ponto chave para a realização de todos os outros: seja e esteja aberto a novos aprendizados! Se você se fechar ao conhecimento, acaba estagnado e não progride. 

Faça questionamentos, pesquise coisas novas, esteja verdadeiramente interessado no que as pessoas têm a dizer, muitas vezes, uma conversa de corredor pode virar uma ideia inovadora. Esteja aberto às oportunidades que chegam à você de formas diversas. 

Desenvolva também um olhar multifocal, pense novas formas de solucionar problemas antigos e vá experimentando. Crie o hábito de realizar suas tarefas de maneira diferente do que já está acostumado e vá descobrindo, dia após dia, novos procedimentos para a realização das tarefas.

Como podemos notar, não é difícil se atualizar no mercado de trabalho, a dificuldade consiste em manter a disciplina para exercer as diversas tarefas que se apresentam necessárias para o desenvolvimento do capital intelectual. Conseguindo isso, você se destaca dos demais profissionais que pararam na zona de conforto e consegue construir uma carreira consolidada e reconhecida.

Lembre-se sempre que o conhecimento integral é uma poderosa arma, pois diferencia os bons profissionais.

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário
Share This