Por que continuar a investir em consultoria em 2018?

Investir em consultoria especializada em Gestão Empresarial e Recursos Humanos (RH) é uma forma de garantir melhorias e apostar no crescimento sustentável da sua empresa. Cursos, treinamentos, coaching, mentoring, avaliações, pesquisas organizacionais, preparação para certificações e prêmios são alguns serviços valiosos para as empresas que desejam revolucionar a gestão dos negócios.

Em 2017, ainda que o cenário tenha sido de instabilidade econômica e desemprego elevado, o investimento das empresas brasileiras em treinamento e desenvolvimento cresceu 21%, uma média de R$ 788 por profissional, segundo dados da pesquisa da Integração Escola de Negócios, em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional.

Ainda que esse número seja baixo se comparado a países como os Estados Unidos, para a realidade do mercado brasileiro em 2017, ele pode ser considerado positivo. Mas o que esperar do mercado esse ano? Será que as empresas brasileiras já entenderam a importância de uma consultoria especializada para o desenvolvimento organizacional?

Se sua empresa precisa crescer, mas você ainda não sabe exatamente como uma consultoria em Gestão Empresarial e RH pode ser vantajosa para a sua corporação, continue acompanhando o nosso conteúdo.

A realidade do mercado brasileiro 2018

O cenário econômico brasileiro em 2018 é positivo para as empresas que pensam em continuar ou começar a investir em consultoria. Isso porque, desde o último trimestre de 2017, o mercado de consultoria já dava sinais de aquecimento. Esse movimento é, inclusive, atípico para o período de final de ano, mas as empresas mostraram interesse já com o pensamento para o ano seguinte.

A realidade da busca por consultoria foi bem diferente em 2016 e em praticamente todo o ano de 2017, quando o país ainda sentia os fortes efeitos da crise econômica, que se iniciou por volta do final de 2014. Contudo, a possibilidade de retomada econômica em 2018 fez os empresários atentarem para a importância de continuar investindo em consultoria de Gestão Empresarial e RH Estratégico, com o objetivo de preparar a organização para esse novo momento da economia brasileira.

A retomada de projetos e planejamentos estratégicos já é percebida em empresas dos mais variados ramos e, para isso, é preciso contar com uma consultoria que certamente ajudará a organização na retomada dos negócios.

Vale destacar ainda que as empresas estão focadas na revisão de processos, já que, durante a crise econômica, o número de demissões foi significativo. Além disso, o desejo das organizações hoje não é recontratar, mas sim trabalhar com o mesmo número de profissionais pós desligamentos, gerando resultados maiores e melhores para a organização. Essa realidade justifica ainda mais a necessidade de retomada nos investimentos em consultoria e gestão.

A importância de contar com uma consultoria em Gestão Empresarial e RH Estratégico

O principal motivo para as empresas contarem com uma consultoria em Gestão Empresarial e RH Estratégico nesse ano de 2018 é o fato de querer continuar o trabalho com o quadro de funcionários reduzido, após a realidade de desligamentos, reflexo da crise econômica. As organizações diminuíram drasticamente o corpo de profissionais e, hoje, não desejam voltar a contratar, menos ainda em grandes proporções.

Dessa forma, para suprir essa nova realidade de trabalhar com menos funcionários, mas, ainda assim, ter uma grande demanda de trabalho diante da retomada econômica, é preciso considerar a consultoria para a melhoria contínua dos processos. Aliás, essa ferramenta também é importante para gerar o forte engajamento dos profissionais, que serão os responsáveis por ajudar a elevar os resultados dos negócios em um ambiente organizacional inspirador.

Durante a crise econômica houve também um número significativo de demissões em níveis executivos, ou seja, na alta gestão e gerência. Portanto, as empresas em 2018 estão em busca de novos métodos de gestão para tornar os profissionais operacionais mais autônomos.

A ideia é investir em cursos, treinamentos, coaching, mentoring e preparações para fazer com que esses profissionais em nível operacional se tornem mais responsáveis e estejam preparados para agir e delegar. Considerando que as empresas passaram a ter menos lideranças, o objetivo atual é a busca pelo desenvolvimento de novos líderes.

A consultoria vai ajudar no desenvolvimento dessa média liderança — coordenadores e supervisores, por exemplo —, já que a crise econômica foi marcada principalmente pela demissão de altos executivos — gerentes e diretores.

Assim, a consultoria é essencial para as empresas que precisam produzir mais, com menos funcionários, após o enxugamento gerado pela crise econômica. A consultoria vai ajudar na reformulação dos processos e na construção de um planejamento estratégico realmente focando na estratégia e não na tática ou mesmo na operação como se viu muito no passado.

Esse novo viés será responsável por traçar rumos mais estratégicos, trazendo reais mudanças na rotina da empresa, adotando inovações que sejam capazes de conduzir melhor os processos e proporcionar mudanças corporativas significativas.

Benefícios da consultoria para sua empresa

A consultoria deve ser vista como uma aliada para a sua empresa. Ela é importante pois se configura em um olhar externo, uma visão estrangeira dentro da sua organização. A consultoria tende a mostrar aspectos que, muitas vezes, a corporação não consegue visualizar, seja por uma questão corporativista ou mesmo porque não foi capaz ou não quis enxergar.

As empresas tendem a ganhar experiência em gestão e crescer muito mais com a ajuda de uma consultoria, além de adquirir maior capacidade de organização do ambiente corporativo.

O principal benefício da consultoria para a sua empresa é disponibilizar um método capaz de organizá-la melhor. Método esse que vai orientar o planejamento estratégico da empresa, a delineação dos processos, ajudando no uso das ferramentas mais adequadas, na escolha das métricas, bem como na checagem de resultados.

Por meio da consultoria será possível, ainda, avaliar e alcançar constatações do motivo de as metas não terem sido alcançadas e o que é necessário ser feito para mudar a realidade. A consultoria atua no meio para gerar o resultado final dos negócios a partir de um método estruturado.

E então? Acha que sua empresa também precisa investir em consultoria para sair na frente com a retomada econômica em 2018? Se você está em busca de uma consultoria especializada para ajudar no crescimento da organização, entre em contato com a Diagrama Consultoria.

Deixe um comentário
Share This